Mídia no Brasil e nos Estados Unidos – algumas diferenças fundamentais

Já são uns bons anos que se discute o “fim do jornal”, o “fim dos periódicos impressos”.
Este tipo de debate exige fundamentações na Geografia para melhor observação. E inúmeros fatos trazem as contradições do debate.

Matéria muito interessante que apresenta as condições destas publicações nos Estados Unidos.

Infelizmente não dá para utilizar a mesma metodologia para o Brasil. São muitos os fatores, vou listar apenas dois de memória.

1) Existem enormes controvérsias sobre os dados de circulação de jornais e revistas. São confiáveis o suficiente para entender o alcance nacional, mas trazem dúvidas sobre os números absolutos.

2) Mídias de massa e política profissional são praticamente a mesma coisa no Brasil. Famílias de políticos são proprietários de meios de comunicação de todos os tipos. E os hegemônicos assumiram desde o final do século XX suas ligações econômicas, ideológicas e de prática política.

A grande mídia no Brasil, aqui inclusos os jornais e revistas, não funciona nas mesmas condições objetivas e políticas que no resto do mundo. Basta ver o papel que exercem em todo este processo do golpe / impeachment. Inclusive inovaram ao articular a internet e as mídias sociais (o que esta mesma mídia chama de “novas mídias”) e os discursos políticos que implementam. Uma articulação unívoca poucas vezes vista na política mundial.

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About mezgravis

Formado em Ciências Sociais, mestre em Geografia Humana, pesquisador da economia do livro e da ascensão definitiva das informações no sistema produtivo contemporâneo.
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