As transformações na Saraiva e alguns pontos sobre as livrarias.

Três notícias:

Mesmo com aumento nas vendas, Saraiva tem prejuízo de R$ 5 milhões no terceiro trimestre

Saraiva se prepara para ser uma companhia 100% de varejo

Saraiva inicia projeto-piloto para franquear cafeterias em livrarias

Duas frases:

“Varejista promete endurecer negociações com editores e que aumentará o foco em livros importados e nos infantojuvenis” – subtítulo da matéria

“Temos que ser parceiros, mas também mais duros” – fato apresentado a partir da parcela de participação da Saraiva no mercado.

Alguns pontos:

1) A relação varejo e atacado em geral de fato não é “pacífica”, as negociações sempre são tensas. Muitos negociadores são treinados sob perspectivas “militares”. Não seria novidade se…

2) … a relação entre editoras e livrarias já não fossem delicadas o suficiente atualmente. Senti falta das distribuidoras de livros. Certamente falaram dos fornecedores dos demais itens comercializados pela empresa (eletrônicos, papelaria, audiovisual).

3) Na verdade uma dúvida (im)pertinente: esta postura de endurecimento das negociações a partir da participação no mercado é aprendizado da postura assumida pela Somos Educação, que não trabalhará mais com livrarias? Caso sim, estamos diante de uma postura afirmativa importante. Caso não, estamos diante de uma mudança profunda em como entender a comercialização de conteúdos editoriais? Conteúdos editoriais didáticos se tornarem mercado próprio, independentes da estrutura de distribuição e varejo?

4) LEV, audiobooks e aplicativo de leitura mobile (i.e. celulares e tablets) com resultados positivos. A inserção da tecnologia depende sim dos pontos de venda e não são excludentes. Foi na Saraiva da Mooca que comprei o meu LEV. Foi na Livraria da Vila de Guarulhos que comprei meu Kindle. E o meu primeiro atendimento pós-venda do Kindle foi na Livraria da Vila em Pinheiros (aliás, atendimento EXCELENTE tanto da livraria quanto do consultor Kindle que estava presente no momento e me atendeu);

5) As notícias falam mais em participação no mercado do que necessariamente em ganhos. Demonstração clara de que a presença territorial das livrarias é o modelo de negócio competitivo fundamental. É um forte indicador de que a concorrência com atores econômicos internacionais e nacionais é de fato o negócio livraria física. O ecommerce traz uma experiência muito próxima entre todas as empresas, a fidelização se dá por fatores de comodidade ao cliente. A livraria traz a circulação pela cidade, o se relacionar com profissionais que ouça o que se procura e traga informações, um espaço diferente do ambiente do trabalho e de casa.

Tem mais algumas questões, mas exigem um esforço de análise mais aprofundado. Espero trazê-los nos próximos dias.

Obrigado pela leitura!

ATUALIZAÇÃO: inseri matéria do Valor Econômico sobre franquias de cafeterias para livrarias desenvolvido pela Saraiva.

Advertisements

About mezgravis

Formado em Ciências Sociais, mestre em Geografia Humana, pesquisador da economia do livro e da ascensão definitiva das informações no sistema produtivo contemporâneo.
This entry was posted in Acessibilidade, Amazon, Apple, bibliodiversidade, bibliotecas, Big Data, capital monopolista, comércio eletrônico, Comportamento, comportamento do usuário, concentração econômica, consignações, distribuidoras de livros, e-books, e-readers, editoras, financiamento, iTunes, Leitores, leitura, literatura, livrarias, mídias sociais, produção sob demanda (POD) and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to As transformações na Saraiva e alguns pontos sobre as livrarias.

  1. Muito boa e ampla reflexão sobre relacionamentos entre editoras, livrarias e distribuidoras.
    Tensão sempre!
    Há de se pensar em estratégias para priorizar o fluxo de mercado e a presença de um cliente sempre satisfeito, não acha?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s