O que dá valor ao livro?

Artigo de Carlos Andreazza, editor-chefe da Editora Record, que traz uma breve síntese porém bem completa do que é o livro no Brasil hoje.

Precisamos falar de preço (de livro)

“Mais do que abrigar esse encadeamento de valor objetivo, o preço do livro deve representar a empreitada ali concretizada. O indivíduo que consome livros precisa ser informado — e preço informa — do conjunto valioso de ofícios que se consolida naquele produto. (…) Há toda uma tradição a fundamentar essa percepção. Precisamos criar a nossa.”

Excelente! Porém esta percepção só é formada a partir da leitura voluntária.
O celular se tornou item fundamental da vida contemporânea por atender a demandas imediatas (e mesmo emocionais) das pessoas. A leitura tem que vir antes deste processo, senão será concorrência desleal entre objetos técnicos na vida das pessoas.

Sob o domínio dos objetos técnicos, cada um tem o seu “valor de uso” atrelado às condições de vida individuais. A quais estímulos e processos de formação recebeu ao longo da vida. Leitura prazerosa e voluntária é uma delas.

Sim, hoje as pessoas lêem cada vez mais, especialmente nas mídias sociais em incontáveis usos. Essa capacidade de leitura é uma das bases para a extrema difusão dos smartphones. Mas se trata de um tipo específico de leitura, que é rápida, busca nas primeiras linhas e parágrafos as informações fundamentais e ignorar extensos debates. A leitura voluntária e prazerosa é uma experiência individual diferente desta, pois o vínculo são todos menos o imediato. E a base material do livro tem menor influência quando existe a percepção do que se quer ler e das diferentes demandas que esta leitura atende. A pessoa vai buscar a leitura independentemente do formato físico do livro, é uma necessidade a ser atendida: saber mais, conhecer novas histórias, ter uma percepção diferente da realidade. O que influencia diretamente são os acessos aos livros – disponibilidade, formas de comercialização e de acesso livre para consulta.

O livro é um objeto técnico, independente de seus formato (impresso ou digital). É um produto do trabalho humano que transforma a experiência dos indivíduos. Constitui a principal forma de memória e acúmulo de conhecimento da sociedade ocidental. Sua produção e circulação transformaram e ainda transformará a humanidade. O que está mudando é a base material de acesso (o “uso” do livro) e circulação – ou seja, a estrutura econômica, social e geográfica que este objeto técnico está contextualizado. Garantir o acesso a todos os formatos possíveis e universal – eliminando principalmente os títulos esgotados – é o preceito fundamental. Não faz o menor sentido falar em “fim do impresso” ou “futuro apenas digital”. O que existe e precisa ser combatido é a exclusão de acesso. As diferentes experiências de leitura que cada formato traz, dentro de um contexto de pleno acesso, se torna questão de distinções econômicas e territoriais.
Creio que os smartphones serão os modelos de comercialização predominante para difusão dos livros eletrônicos e sem DRM (aqui). Adequações de formato, especialmente da forma como entendemos a página de um livro, precisam ser repensados. Dentro deste contexto de acesso irrestrito e de formação de leitores surgirá a percepção da importância do livro em nossa sociedade.

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About mezgravis

Formado em Ciências Sociais, mestre em Geografia Humana, pesquisador da economia do livro e da ascensão definitiva das informações no sistema produtivo contemporâneo.
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