“Livro Digital Infantil”- fala de Lucia Santaella no lançamento do 57° Prêmio Jabuti

Excelente fala de professora Lucia Santaella sobre a experiência de leitura e os livros digitais infantis no lançamento das atividades do 57° Prêmio Jabuti (2015).

Os livros digitais infantis se tornaram uma categoria específica de premiação do Prêmio Jabuti.

Ouçam a cerimônia de lançamento do prêmio na íntegra, que tem a apresentação de professora Santaella na íntegra, as condições para o julgamento da categoria livros digitais infantis e um debate sobre o que é leitura.

A excelente paletra de profa. Santaella e as colocações de profa. Lajolo me instigaram muitas questões fundamentais.

Senti falta um posicionamento de profa. Santaella e da própria CBL sobre a leitura não visual, mais especificamente o livro em áudio e em braile. São formas de leitura? Inclusive no que diz respeito à acessibilidade (o livro infantil digital é uma revolução na educação das crianças com deficiências).

Santaella deixa claro em sua fala a importância dos sentidos humanos para a leitura, ressaltou o fato do touch screen ser a tecnologia predominante a partir da função primordial do tato. Gostaria um esclarecimento maior da parte dela de como os demais sentidos, para além dos limites estéticos da imagem sozinha como metáfora, se integram em uma estrutura de autoria, em um processo que é “anterior” ao planejamento editorial (como produto final).

Profa. Lajolo falou da pesquisa a respeito dos ilustradores de Clarice Lispector, que oferecem diferentes experiências de leitura. Mas e quando a autoria já é feita em estímulo a múltiplos sentidos humanos? Neste sentido, a questão da autoria tecnológica também está resolvida, pois é algo semelhante ao processo de produção cinematográfica: um diretor (o autor – o “cinema de autoria”) e ampla equipe técnica, que inclusive tem premiações específicas tão relevantes quanto a de direção, junto com premiação da obra como um todo (o filme do ano).

Obrigado pela leitura!

Advertisements

About mezgravis

Formado em Ciências Sociais, mestre em Geografia Humana, pesquisador da economia do livro e da ascensão definitiva das informações no sistema produtivo contemporâneo.
This entry was posted in #pmlllb_sp, Acessibilidade, Amazon, Apple, bibliodiversidade, bibliotecas, Big Data, capital monopolista, cinemas, comércio eletrônico, Comportamento, comportamento do usuário, concentração econômica, distribuidoras de livros, e-books, e-readers, editoras, financiamento, iTunes, Leitores, leitura, literatura, livrarias, mídias sociais, PNLB and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s