iPad – primeiras impressões.

Como primeiro texto, gostaria de relatar as minhas primeiras impressões sobre o IPad.

Depois de praticamente uma semana, completado amanha, posso dizer que já mudou minha percepção sobre internet, computadores, a experiência da escrita e mesmo da leitura.

O me iPad tem 32 gigas de memória, trabalha com wi-fi e aceita 3G. Como recentemente consegui instalar wi-fi em casa – graças a minha noiva Mariana – não tenho uma conexão por celular. Escolhi mesmo assim por um aparelho com 3G para facilitar futuras viagens.

Foi determinante para a compra do iPad o fato do Galaxy Tab (GT) o fato dele ser vendido apenas por operadoras de celulares, o que “constrange” indiretamente a aquisição de um plano de 3G, pois o GT fica muito caro desbloqueado (sem plano contatado).

De fato, sem conexão de internet o iPad perde grande de sua funcionalidade. No mínimo e preciso uma conexão wi-fi, se possível uma boa velocidade de banda larga. Nem tanto para o funcionamento dele, mas para trabalhar com o iTunes.

O iTunes e um caso próprio. Quem não esta acostumado com ele (iPad, iPod) tem um impacto assim que coloca o iPad para carregar a bateria na tomada. A primeira coisa que ele pede, antes ate de iniciar o sistema operacional e o iTunes. E preciso fazer um download de um arquivo de 70 megas. Não e um download qualquer. Sem dizer que depois de instalado, o iTunes e um programa pesado ate para computadores médios (i.e. Pentium dual core due, 3 gigas de RAM). Recomendo um bom upgrade da máquina antes do iPad.

Vou ser direto, espero trabalhar melhor nos próximos textos: o formato dos tablets serão o novo padrão para os computadores, principalmente em substituição aos laptops. São muito mais simples de trabalhar. Mesmo o teclado virtual e bastante confortável. Digo isso pois estou acostumado com textos longos.

A internet definitivamente não será mais a mesma para mim. E uma nova experiência. Os aplicativos (Apps) me “liberou” de acessar os sites apenas pelos navegadores de internet. Bons exemplos são o WordPress e o Twitter, estou utilizando agora o App do WordPress.

A primeira “decepção” foi a primeira tentativa de compra de um ebook. Logo de começo tropeco com o Adobe Digital Editions. A loja que escolhi só trabalha com este sistema, e ate descobrir que precisava de dois Apps diferentes: um da loja para comprar nela pelo iPad e outro para rodar DRM. Tive que contar com grandes amigos do twitter (especialmente @julietaLionetti) para descobrir tudo isso. Agora estou escaldado.

A escrita e a primeira mudança que o iPad trouxe para mim. A acessibilidade muito rápida portais que acesso sempre me permite tomar nota de idéias importantes logo, sem se preocupar tanto em abrir sofrenças programas ao mesmo tempo. I.e Rodar Word, um navegador e um sistema de comunicação rápida em três sistemas diferentes. O iPad praticamente funde todos. Os editores de texto ainda estou aprendendo a trabalhar com eles, ainda não posso dizer muita coisa. Mas já me permitiu criar um blog com muito menos “burocracia” e recursos mais simples.

Os ebooks são uma experiência própria de leitura. Ainda considero diferente do livro impresso. Mas duvida alguma uma nova realidade, pois o acesso a dicionários e praticamente instantânea. E possível mudar a cor do “papel” de fundo, conforme a programação do ebook, alterar o tamanho das letras e realizar anotações praticamente instantaneamente. Ainda preciso ler mais tempo nele, mas vai demorar um pouco mais. Tenho outros livros na fila.

Já falei bastante para um primeiro post. Espero nos próximos dias falar um pouco mais sobre os impactos dele na Geografia dos livros.

Obrigado pela paciência. Feliz Natal a todos.

About mezgravis

Formado em Ciências Sociais, mestre em Geografia Humana, pesquisador da economia do livro e da ascensão definitiva das informações no sistema produtivo contemporâneo.
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to iPad – primeiras impressões.

  1. Rodrigo Salgado says:

    Da-lhe Pedrão! Fiquei comm vontade de ter um iPad tb! E eu
    ainda sou um pouco reticente com os ebooks, mas acho que é coisa de
    quem está ficando velho mesmo esta minha implicância, hehehe! Gosto
    mais dos de papel mesmo! Imagine aquele Livrão de AX que eu te
    mostrei em formato ebook? Acho que não seria a mesma coisa. Abraços
    e boa sorte com o Blog!

Leave a Reply

